Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

    Organograma de uma ONG – Como fazer?

    Passo A Passo De Como Fazer Um Organograma De Uma Ong Post (1) - Quero montar uma empresa - Organograma de uma ONG – Como fazer?

    Passo a passo de como fazer o organograma de uma ONG

    Veja dicas de como funciona e como fazer o organograma de uma ONG

    Quando um grupo de pessoas percebem que algum setor da sociedade está precisando de ajuda e, por isso, se unem para atender essa necessidade, nasce uma entidade do terceiro setor. 

    Entretanto, para que tudo funcione bem, de forma organizada e regular, é preciso dar atenção para a estrutura do organograma de uma ONG e a constituição do estatuto, pois, entidades do terceiro setor têm um tratamento de pessoa jurídica diferenciado das sociedades empresariais.

    COMO ESTRUTURAR O ESTATUTO E ORGANOGRAMA DE UMA ONG?

    Ao elaborar o estatuto e o organograma de uma ONG, é preciso atender às exigências para a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pois, é o que certifica que a ONG está dentro da lei. 

    A certificação de OSCIP traz para a ONG o título de entidade filantrópica e o reconhecimento das empresas para futuras parceiras de projetos sociais. 

    O Estatuto é o “contrato social” de uma ONG, que deve ser realizado por meio de uma Assembleia Constitutiva, onde os fundadores apresentam o objetivo da sociedade.

    Após isso, é preciso realizar uma Assembleia Geral, onde todos os interessados em colaborar com a ONG são convocados de forma ordinária ou extraordinária para eleição da primeira diretoria, que é composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário. Todas as funções devem estar descritas no estatuto. 

    O organograma da ONG inicia com a Diretoria, que tem a competência de cumprir o que foi decidido em Assembleia Geral, além de cumprir com as funções administrativas e realizar tomadas de decisões para o bom andamento da organização e gestão das finanças. 

    SÃO RESPONSABILIDADES DOS INTEGRANTES DA DIRETORIA:

    • Presidente – primeiro integrante do organograma de uma ONG, compete a ele convocar as assembleias, reuniões de diretoria, acordar convênios, parcerias e receber doações destinadas a entidade.
    • Vice-presidente – está ao lado do presidente no organograma de uma ONG, seu papel é o de auxiliar e poder substituir o presidente quando necessário. 
    • Tesoureiro –  deve supervisionar e elaborar os serviços financeiros, como pagamentos e recebimentos, além de conversar diretamente com a contabilidade. 
    • Secretário – exerce as atividades burocráticas e administrativas, como registrar as reuniões e redigir as atas. 

    Esses integrantes da diretoria e demais voluntários da ONG devem formar uma equipe e colocar em prática o verdadeiro objetivo social da organização. 

    A atuação das ONGs na sociedade. 

    A sociedade está carente de pessoas que tenham o olham para o outro. Sendo assim, a atuação de ONGs é vital para sanar diversas defasagens presentes na sociedade.

    Sendo assim, se você sente uma chamado de olhar para o outro e estender a mão para aqueles que precisam de ajuda, esse passo a passo de como fazer o organograma de uma ONG é o pontapé inicial para realizar seu desejo de ajudar o próximo.

    Entre em contato com os nossos especialistas para estruturar todos os aspectos contábeis que sua ONG precisa, dando liberdade para você focar em suas atividades, organização do organograma e em ajudar o próximo em nossa sociedade. 

    Fonte: Gestão Terceiro Setor

    Compartilhe nas redes!

    0 0 vote
    Article Rating

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      AProcuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou a Transação Excepcional para…
      Open chat