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6 dicas para fidelizar pacientes no seu consultório odontológico

Fidelizar pacientes é uma das melhores estratégias a se usar em um consultório odontológico. Afinal, é muito mais fácil manter os atuais, do que buscar novos clientes todos os meses, não é mesmo?

E diante disso, vamos lhe propor uma reflexão logo no início do nosso artigo: vamos supor que um paciente venha ao seu consultório. Se você soubesse que esta seria a última vez que ele viria, o que você faria de diferente para mantê-lo? 

Você já havia parado para pensar nisso? Em como fidelizar pacientes no seu consultório? Bom, se você chegou até este artigo, é porque vem pensando sobre o assunto.

A boa notícia é que logo abaixo vamos compartilhar dicas que você pode usar para fidelizar pacientes no seu consultório odontológico. Siga a leitura e confira!

Alguns números para você

Provavelmente você já saiba a importância de fidelizar pacientes, mas para comprovar ainda mais essa afirmativa, confira o que dizem algumas pesquisas:

  • Nunca subestime o poder da retenção de clientes. De acordo com um estudo da Harvard Business School, um aumento de 5% na taxa de retenção de pacientes pode aumentar a lucratividade de sua prática odontológica.
  • A regra 80-20. A regra 80-20 diz que 80% de seus resultados virão de seus esforços. Pois bem, esta regra não é indiferente no mundo dos negócios. De acordo com o Gartner, 80% da receita do negócio vem de clientes atuais.
  • Menor custo e dificuldade de retenção. De acordo com várias fontes, adquirir um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que um antigo. Da mesma forma, e de acordo com o livro de Métricas de Marketing, há 10% de chance de reter um novo cliente, enquanto a taxa de retenção é de 65% com um cliente atual.

Os números acima fazem ainda mais sentido quando se analisa o longo histórico que os pacientes possuem em um consultório odontológico.

Diante disso, vamos ao que interessa: dicas para fidelizar pacientes no seu consultório odontológico.

1. Forneça sempre o melhor atendimento

Muitas vezes, a melhor maneira de garantir a retenção de pacientes é por meio do atendimento que prestamos.

Muitos ignoram esse ponto, sendo um dos mais importantes em uma estratégia de fidelização de pacientes.

Sim, o atendimento ao cliente em odontologia importa muito. As empresas verdadeiramente bem-sucedidas têm uma premissa fundamental: oferecer menos e entregar mais.

Uma ótima maneira de “entregar mais” é fornecer um excelente atendimento ao cliente, algo que o faça sair do seu consultório elogiando o atendimento e o recomendado para outras pessoas.

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2. Conheça seus pacientes melhor do que eles

Este é um erro que 99% dos dentistas cometem. Eles não sabem quem é seu paciente. Saber quem é nosso paciente vai muito além de sua demografia: nome, idade, sexo, etc.

Você tem que saber:

  • Quem são
  • Quais são suas aspirações na vida?
  • Quais são seus medos
  • Por que eles vão para você e não para outro
  • O que os motiva na vida?

Isso mostrará ao seu paciente que você está verdadeiramente preocupado com ele, e não que apenas quer prestar o atendimento. Além disso, ao conhecer verdadeiramente seus pacientes, poderá oferecer um atendimento mais personalizado, como vimos no item 1.

3. Conserte seus erros

Nenhum negócio é perfeito. Negligenciar os erros é uma receita para perder qualquer cliente.

A melhor maneira de corrigir os erros que se tem é reconhecê-los, e a melhor maneira de reconhecê-los é perguntar ao paciente.

Como mencionado no ponto anterior, a chave é conhecer seus pacientes. Não conhecer seu paciente é o equivalente a navegar em um navio sem bússola ou GPS. Você pode saber como navegar, mas é provável que se perca, e o mesmo se aplica aqui.

Para conhecer seu paciente e corrigir seus erros, é necessário criar uma metodologia que lhe permita manter contato com ele e obter informações valiosas sobre o que está fazendo. Faça pesquisas de satisfação e peça seu feedback após cada consulta. E a tecnologia pode lhe ajudar nisso!

4. Pense a longo prazo

Pense em um paciente como um amigo. Os amigos estão sempre lá. E fornecer um excelente atendimento ao cliente não deve ser diferente.

Toda vez que atender um paciente, pense se você o está tratando da mesma maneira e com o mesmo calor que você trataria alguém próximo a você.

Se a resposta for sim, provavelmente não precisa continuar lendo este artigo. Se a resposta for não, treine sua equipe e crie a consciência para atender cada dúvida e preocupação como se fosse a coisa mais importante da vida.

5. Comunique-se periodicamente

Clientes são como plantas. Você tem que regá-las, se quiser que o relacionamento cresça. Isso significa que você deve manter contato com eles e fornecer o melhor serviço para que eles sejam felizes.

Existem várias maneiras de manter contato com eles. No entanto, há uma falsa crença de que a única maneira de fazer isso é pessoalmente ou através do WhatsApp ou Telegram (ou qualquer aplicativo de mensagens que você use). 

Bem, existem mais canais para realizar essa tarefa… Uma ótima maneira de ‘regar’ esse relacionamento é se comunicar constantemente através das diferentes plataformas:

  • E-mail marketing
  • Redes sociais
  • Site

Use as ferramentas digitais e mande e-mails não apenas fazendo propaganda da sua clínica, mas com conteúdo útil que vai ajudar sua vida. Nas redes sociais, poste conteúdo útil e informativo. E no seu site, compartilhe artigos de blog educativos sobre sua área de atuação.

6. Surpreenda seus pacientes

Ralph Waldo Emerson disse que “a vida é uma série de surpresas”.  O que você acha que aconteceria se seu consultório odontológico fosse o epicentro das surpresas dos pacientes?

Um dos melhores exemplos de publicidade é a maçã usada por Leo Burnett. Ele foi um publicitário americano que criou sua agência de publicidade em 1935, no auge da Grande Depressão americana.

Para todas as pessoas que foram ao seu escritório ele deu uma maçã verde. Logo, esse ícone se tornou um ícone de marca, pois representava a humanidade de Leo durante a crise econômica.

O que eu vou fazer com tudo isso? O fator uau. Ninguém esperava que, em plena crise econômica, lhe dessem uma maçã. As pessoas esquecem que somos movidos por emoções.

Na medida em que pudermos surpreender os pacientes de várias maneiras, poderemos “entrar” em seu coração e reafirmar a relação. Nesse sentido, o que aconteceria se – após cada consulta – você desse a todos os seus pacientes um muffin com o nome deles gravado?

Ou se você recompensa seus melhores pacientes, de vez em quando, dando-lhes uma limpeza dental gratuita ou algo assim?

Existem várias maneiras de surpreender as pessoas. O exemplo do e-mail marketing, maçãs ou tratamento gratuito são apenas alguns. Seja criativo e faça algo diferente e único.

Leia também::: Como fazer a gestão financeira no consultório odontológico?

E como a Rodrigues & Rodrigues pode lhe ajudar?

Você deve estar se perguntando também, como que uma contabilidade pode lhe ajudar a fidelizar pacientes no seu consultório odontológico, certo?

Lhe dando mais tempo para se dedicar às dicas que compartilhamos acima. Imagine que você não precise mais se preocupar com sua questão tributária, contábil, de pessoal? E mais: imagina que toda sua gestão financeira seja feita por uma equipe altamente qualificada?

Com a Rodrigues & Rodrigues você pode ter tudo isso e muito mais. Assim terá muito mais tempo para se dedicar a fidelizar pacientes no seu consultório odontológico, e ver seu faturamento crescer.

Portanto, não perca mais tempo e coloque em prática as dicas que demos acima. E para contar também com nosso apoio, entre em contato com a equipe da Rodrigues & Rodrigues e descubra tudo que podemos fazer por você!