Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

Balanço patrimonial no terceiro setor: saiba porque é importante!

Balanco Patrimonial No Terceiro Setor Saiba Porque E Importante Post - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade - Balanço patrimonial no terceiro setor: saiba porque é importante!

Você sabe dizer como a sua entidade do terceiro setor realmente se beneficia de uma balanço patrimonial?

Caso você são saiba responder essa pergunta com precisão, tampouco sabe o que é e para que serve esse instrumento contábil tão valioso para sua organização sem fins lucrativos, não se preocupe!

Elaboramos esse conteúdo especialmente para esclarecer suas dúvidas e explicar porque é importante o balanço patrimonial no terceiro setor.

Acompanhe!

O que significa balanço patrimonial no terceiro setor

Primeiramente convém esclarecer o seguinte: a contabilidade conta com algumas ferramentas para o controle das variações do patrimônio de uma empresa, e essas ferramentas são chamadas de Demonstrações Contábeis.

De todas as demonstrações contábeis, a principal é o balanço patrimonial, vez que faz um resumo das alterações e variações de todo o patrimônio no decorrer de cada exercício de uma empresa.

Entendido?

Então tá tudo certo.

Logo, a partir do balanço patrimonial, surgiu o conceito de balanço social – uma vez que, o balanço patrimonial resume em direitos, bens e obrigações patrimoniais de empresas, o balanço social visa resumir também as ações, o valores e compromissos da empresa com a sociedade.

Na área do terceiro setor, o balanço social é uma forma da entidade sem fins lucrativos prestar contas à sociedade, parceiros e doadores, a respeito de sua gestão econômico-social, principalmente focando em seu relacionamento com a comunidade.

Assim, o balanço social, apresenta o resultado da sua ONG com relação à responsabilidade social.

Com isso, ela consegue, através desse balanço, apresentar o seu lado social.

Em síntese, o balanço social é a definição atribuída à publicação de um conjunto de indicadores e informações dos seus investimentos e ações realizadas pela entidade no cumprimento de sua função social junto ao governo, funcionários, e às comunidades com que interagem, direta e indiretamente.

Logo, muito embora diversas pessoas utilizem a expressão “balanço patrimonial no terceiro setor”, a mais apropriada para esse segmento é “balanço social no terceiro setor”.

E qual a importância do balanço social no terceiro setor?

Selecionamos alguns dos principais objetivos pelos quais o balanço social é de grande importância nas organizações sem fins lucrativos:

  • Torna possível identificar quão sólida é a estratégia de crescimento e sobrevivência da instituição em relação à responsabilidade social.
  • Apresentar investimentos e gastos com ações sociais.
  • Clarificar as politicas administrativas e seus objetivos.
  • Mostrar como sua entidade do terceiro setor se relaciona com a sociedade.
  • Conferir maior transparência e visibilidade às informações que interessam a sociedade em geral.
  • Entre outros!

Sendo assim, ainda que o balanço social tenha sua origem no balanço patrimonial, ou seja, tenha sua origem na contabilidade, você não deve vê-lo apenas como um mero demonstrativo contábil, e sim como uma maneira de explicar a preocupação da sua entidade com o cumprimento de sua responsabilidade social.

Confira Nossos Servicos Gif - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

Portanto, se você precisar de ajuda nesse sentido e se tiver o desejo verdadeiro de fazer sua entidade do terceiro setor continuar prosperando de forma sólida e legal, venha conversar com nosso contabilidade para o terceiro setor.

Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!

Compartilhe nas redes!

0 0 vote
Article Rating

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Recomendado só para você!
Você sabe o que é regime tributário? Saiba que ele…
Open chat