Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

    Superávit e Déficit – Entenda o que é e como impacta sua instituição sem fins lucrativos!

    Superavit E Deficit Como Impacta Minha Instituicao Sem Fins Lucrativos - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade - Superávit e Déficit – Entenda o que é e como impacta sua instituição sem fins lucrativos!

    Entenda os conceitos de Superávit e Déficit e saiba como eles se aplicam às Instituições Sem Fins Lucrativos! 

    Entender questões econômicas é mais do que necessário para toda e qualquer pessoa que pretende empreender, concorda? Contudo, muito se enganam aqueles que imaginam que essa questão é diferente para as instituições do terceiro setor. 

    Dessa maneira, para que você não venha a ter dúvidas tanto sobre as regras contábeis que devem ser aplicadas ao Terceiro Setor quanto às terminologias cabíveis à sua instituição, resolvemos escrever este artigo que explica os conceitos de Superávit e Déficit, bem como a sua aplicação nas entidades filantrópicas. 

    E então, vamos lá? 

    Boa leitura! 

    Confira Nossas Especialidades - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

    Compreendendo os conceitos de Superávit e Déficit

    Antes mesmo de entender o que Superávit e Déficit representam para a sua instituição sem fins lucrativos, é de suma importância compreender o conceito desses termos em relação à sua representação econômica. 

    Dessa forma, vamos agora assimilar a fundo os conceitos de Superávit e Déficit:

    Superávit

    Em suma, podemos dizer que, no âmbito econômico, o Superávit representa tudo o que procuramos. Ou seja, bons resultados.

    Sendo assim, esta terminologia tem o objetivo de demonstrar ao responsável pela contabilidade da sua instituição do terceiro setor que a quantidade de recursos captados foi maior do que o que era realmente esperado. 

    Dessa forma, é possível empregar este termo nos mais diversos setores da economia, desde o setor público, passando pelo setor privado e alcançando a junção de ambos: o terceiro setor econômico.

    Visto isso, é importante citar que, na administração de uma nação, existem três tipos de Superávit: primário, nominal e o comercial.

    Déficit 

    Assim como você já deve imaginar, o conceito de Déficit apresenta características totalmente opostas do conceito de Superávit. Ou seja, ele se dá pelo fato de um objetivo definido para a captação de recursos não ter atingido o que era esperado.

    Visto isso, do ponto de vista contábil, o Déficit representa um acúmulo maior de passivos do que de ativos. Isto é, existem mais contas a serem pagas do que valores a serem captados. 

    Dessa maneira, é importante citar o fato de que não é necessário esperar chegar neste tipo de situação para entrar em contato com um contador experiente e que compreenda o seu mercado. Afinal de contas, um profissional qualificado pode – muito bem, aliás – evitar que a sua instituição chegue a ver este tipo de problema.

    As normas contábeis aplicadas às Instituições Sem Fins Lucrativos

    Levando em conta a realidade de que a contabilidade para o terceiro setor deve seguir a mesma estrutura patrimonial definida na Lei das Sociedades Anônimas, e os critérios contábeis que estão contidos nas Normas Brasileiras de Contabilidade, se faz necessário entender que, devido ao fato de as entidades contidas no Terceiro Setor não terem como base a arrecadação de lucros para os detentores dos bens da organização, os lucros ou prejuízos deverão ser denominados, respectivamente, Superávit e Déficit.

    Dessa maneira, é imprescindível, assim como dissemos anteriormente, ter o apoio de uma contabilidade especializada no seu setor de atuação para que, assim, seja possível manter a sua entidade filantrópica distante de problemas fiscais e, é claro, garantir todos os direitos cabíveis, como, por exemplo a isenção de impostos.

    E então, o que achou das informações? Conseguiu compreender a relação que Superávit e Déficit têm com a sua instituição sem fins lucrativos? 

    Caso precise de apoio contábil, entre em contato conosco! Temos uma equipe de especialista em terceiro setor que vai fazer com que o seu sonho de realizar sonhos se torne possível!

    Compartilhe nas redes!

    0 0 vote
    Article Rating
    Summary
    Superávit e Déficit - Como impacta minha instituição sem fins lucrativos?
    Article Name
    Superávit e Déficit - Como impacta minha instituição sem fins lucrativos?
    Description
    Entenda os conceitos de Superávit e Déficit e saiba como eles se aplicam às Instituições Sem Fins Lucrativos!
    Author
    Publisher Name
    RODRIGUES&RODRIGUES
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Leia nosso artigo a seguir e saiba mais sobre como…