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    Parceria: Como fazer para sua entidade do terceiro setor?

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    Descubra A Importância Das Parcerias No Terceiro Setor No Momento Atual!

    O país enfrenta um momento difícil, e as parcerias podem ser o fator decisivo para a sobrevivência da sua entidade do terceiro setor! 

    Não há como não perceber o impacto que a pandemia e a consequente recessão econômica causaram em todos os setores. 

    Dessa forma, a população como um todo precisou adaptar sua rotina, a forma de se relacionar, comprar e conviver para conseguir preservar a saúde diante da crise. O que levou todos os setores a se reinventarem para atender às demandas de uma nova forma.

    Entretanto, enquanto alguns têm conseguido encontrar meios de até impulsionar e crescer suas ações, como os e-commerces, o terceiro setor precisa encontrar os mais diversos e efetivos meios para se manter firme. 

    Portanto, hoje, vamos falar sobre as parcerias no terceiro setor e mostrar como elas podem ser benéficas para passar por este momento tão turbulento. 

    Por que fazer parcerias? 

    As parcerias no terceiro setor são uma forma efetiva de ter suporte para o cumprimento do objetivo social de uma entidade. 

    Existem diversas parcerias que podem ser efetivadas, como: 

    • Entre uma entidade e outra; 
    • Com empresas; 
    • Parcerias com a administração pública. 

    Cada uma delas é importante e pode auxiliar no cumprimento do propósito que a sua entidade tem. 

    Porém, hoje, vamos falar de forma mais específica sobre a parceria com a administração pública. 

    Terceiro Setor e Administração Pública 

    A Lei Nº 13.019, de 31 de julho de 2014 regulamenta essa parceria. E vamos ressaltar aqui alguns pontos importantes. 

    São três as principais formas de se estabelecer essa relação colaborativa, assim, vamos explicitar as principais características dessas formas:

    Convênio 

    O convênio consiste em uma colaboração mútua entre a entidade do terceiro setor e a administração pública, com um objetivo comum. 

    Um exemplo prático são as creches conveniadas, que possuem um suporte para realizar essa ação que é importante para a sociedade. 

    Termo de parceria 

    Esse caso é específico para as OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), pois é um termo que fomenta a parceria entre organizações que cumpram com um interesse público

    Contrato de gestão 

    Já esse é específico para as entidades do terceiro setor caracterizadas como OS (Organização Social) e que atendam demandas públicas não-exclusivas do estado, como, por exemplo, proteção do meio ambiente, cultura, saúde, pesquisas científicas e afins. 

    A importância durante a crise

    Realizar parcerias é algo importante em todos os momentos, afinal, a captação de recursos e fomentação das ações são aspectos importantes para o funcionamento de uma entidade do terceiro setor. 

    Todavia, durante a crise, essa importância se acentua, tornando extremamente necessário usufruir de possibilidades que são previstas pelas Leis e que visam manter a sua entidade ativa e funcionando de forma eficaz. 

    Porém, em todos casos, é de extrema importância ter o suporte de profissionais que podem te auxiliar a gerir as contas relacionadas a uma parceria, sendo assim, o profissional contábil especialista no terceiro setor é o seu grande aliado nesse momento! 

    Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco!

    Fonte: Gestão Terceiro Setor

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