Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

Afinal, O Que São Obrigações Contábeis?

Saiba Como As Obrigacoes Contabeis Podem Te Salvar Sa Falencia - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade - Afinal, O Que São Obrigações Contábeis?

Entenda o que são as obrigações contábeis e quais as principais que sua empresa precisa se atentar!

Quanto sua empresa vale para você? Um real ou milhões de reais?

Pode parecer absurdo, mas a escolha de fazer um empreendimento que lucre muito, ou que vá à falência, é sua. Então, se você não tomar as decisões certas, o seu futuro como empreendedor pode ser brilhante – ou desastroso.

Sendo assim, é preciso ter conhecimento, assim, as decisões corretas podem ser tomadas com maior assertividade e, dessa forma, atingindo os melhores indicadores que todos sempre almejam de um negócio, e que pode estar na palma de suas mãos.

Por isso, vamos te dar uma parcela importante do conhecimento que é necessário para conseguir atingir o sucesso, e falaremos sobre as obrigações contábeis que a sua empresa precisa cumprir e, assim, mostrar como evitar a sua saída do cenário do empreendedorismo!

E então, vamos lá? Boa leitura! 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

O Que São Obrigações Contábeis?

Todos sabemos muito bem sobre a obrigatoriedade da contabilidade para todas as empresas em âmbito nacional, e isso acaba “manchando” a imagem dos contadores, fazendo com que sejam vistos apenas como um “mal necessário às empresas”. 

Contudo, é necessário compreender que muito além de uma obrigação imposta, a contabilidade é uma grande aliada de absolutamente todos os empreendedores. Afinal de contas, para conseguir riquezas, é necessário contar com quem entende de gerá-las, além de preservar o seu patrimônio, não é mesmo?

Sendo assim, é nesse contexto que surgem as obrigações contábeis que, em suma, são as necessidades de entrega ao fisco, além de uma gestão assertiva para que sua empresa seja capaz de crescer com constância e saúde em todos os ambientes possíveis, mas, principalmente, no âmbito financeiro.

Dessa forma, além das garantias citadas acima, cumprir com as obrigações contábeis garante que seu negócio se mantenha distante de problemas fiscais, como, por exemplo, as sanções fiscais e multas que assolam cada vez mais empreendimentos, fazendo com que as estatísticas do Sebrae sejam cumpridas à risca e, muitas vezes, às ultrapassando.

G1 - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

Quais São As Principais Obrigações Contábeis?

É mais do que claro que todas as empresas precisam seguir à risca cada uma das obrigações contábeis apresentadas. Afinal de contas, todo empreendedor que se preza procura saúde financeira e o máximo de distância possível de problemas fiscais que podem ocasionar, até mesmo, o fechamento do empreendimento.

Sendo assim, resolvemos, hoje, separar algumas das principais obrigações contábeis que a sua empresa precisa, necessariamente, entregar:

Formalização Empresarial

Apesar de representar, também, uma obrigação fiscal, a formalização do empreendimento é a principal obrigação contábil, uma vez que, sem este passo, sua empresa não terá existência oficial e você estará atuando na informalidade, à margem do que é exigido por lei.

Sendo assim, formalizar uma empresa inclui a obtenção do CNPJ, registro na Junta Comercial, Inscrição Estadual, Alvará de Funcionamento, definição do melhor Regime de Tributação, entre outros.

Contudo, para que seja possível fazer isso da maneira correta, é preciso ter o apoio de um contador, visto que, além de todos os outros pontos, ele será capaz de auxiliar a sua empresa na definição do melhor regime tributário para que consiga pagar menos impostos de maneira legal

Elaboração Do Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma das principais obrigações contábeis de uma empresa, visto que leva em conta diversos aspectos além do caixa, como, por exemplo, patrimônios, dívidas e contas à receber.

Demonstrativo de resultados do exercício (DRE)

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) apresenta se a empresa teve lucro ou prejuízo de acordo com o princípio contábil do regime de competência. 

E então, o que achou das informações? Foram úteis? 

Caso precise de auxílio para manter as obrigações contábeis do seu negócio em dia e mantê-lo distante de problemas que podem ocasionar a sua falência, entre em contato com a gente! 

Será um enorme prazer poder ajudar!

Compartilhe nas redes!

0 0 vote
Article Rating
Summary
Saiba como as obrigações contábeis podem te salvar da falência!
Article Name
Saiba como as obrigações contábeis podem te salvar da falência!
Description
Leia nosso artigo a seguir e entenda o que são as obrigações contábeis e quais as principais que sua empresa precisa se atentar!
Author
Publisher Name
RODRIGUES&RODRIGUES
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Recomendado só para você!
Leia nosso artigo a seguir para que você entenda porque…
Open chat