Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

    Quais as demonstrações contábeis mais importantes para o terceiro setor?

    Quais As Demonstracoes Contabeis Mais Importantes Para O Terceiro Setor Post - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade - Quais as demonstrações contábeis mais importantes para o terceiro setor?

    Entenda quais são as demonstrações contábeis mais importantes para entidades e como lidar com elas!

    Têm sido feitas as demonstrações contábeis de sua entidade do terceiro setor? Você sabe quais são as mais importantes?

    O propósito das demonstrações contábeis para o terceiro setor é fornecer informações sobre a posição financeira e patrimonial, o fluxo e o resultado financeiro de sua entidade, que são extremamente úteis para a tomada de decisões e para que sua entidade esteja sempre caminhando rumo ao sucesso.

    Mas quais as demonstrações contábeis mais importantes para minha entidade do terceiro setor?

    Nesse sentido, nos itens 22 a 25, da Interpretação Técnica Geral – ITG 2002, aprovada pela Resolução CFC (Conselho Federal de Contabilidade) nº 1.409, que trata especificamente das demonstrações contábeis das organizações sem fins lucrativos, norteia as diretrizes e quais demonstrações contábeis devem ser elaboradas pelas entidades do terceiro setor, sendo elas:

    • Balanço Patrimonial: composto pelo ativo, passivo e patrimônio líquido.
    • Demonstração do resultado do período: apresenta de modo vertical e resumido a apuração do resultado referente ao conjunto de operações feitas em determinado período.
    • Demonstração das mutações do patrimônio líquido: evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social de sua entidade, é facultativa e a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados pode ser incluída nessa demonstração.
    • Demonstração dos fluxos de caixa: indicam quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa de sua entidade durante o período e o resultado deste fluxo.
    • E notas explicativas.

    Terceiro setor e as notas explicativas

    As notas explicativas devem acrescentar informações que não foram registradas nos demonstrativos contábeis, mas que sejam relevantes para que haja sua correta compreensão.

    Ou seja, as demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas que contenham informações como, por exemplo:

    • Contexto operacional da entidade.
    • Os recursos de aplicação restrita e as responsabilidades inerentes de tais recursos.
    • Taxas de juros, datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo.
    • Sua missão e programas sociais executados, etc.

    Logo, todas as informações consideradas relevantes precisam ser evidenciadas quando feita a publicação dos relatórios de sua organização.

    Porque são importantes as demonstrações contábeis para minha entidade?

    Tudo isso, promove maior clareza e transparência no que sua entidade apresentar aos diversos interessados nas atividades por ela realizadas, especialmente o que for relacionado à prestação de contas.

    Assim, as demonstrações contábeis têm muito a contribuir, complementando os dados divulgados nos relatórios financeiros de sua entidade, aumentando sua credibilidade perante os demais fundadores, doadores, o governo, associados, financiadores e a sociedade como um todo.

    Mas atenção!

    Cuidados devem ser tomados na elaboração das demonstrações contábeis.

    Pois, a utilização de dados incorretos, não reais, e a utilização de textos mal elaborados, ou muito complexos, acabam dificultando o entendimento de quem as lê, proporcionando o desinteresse nas informações geradas por sua organização.

    Lembre-se, também, que as demonstrações contábeis mais importantes para o terceiro setor – ou melhor, todas elas – devem seguir diretrizes contábeis específicas às organizações sem fins lucrativos para que possam, de fato, ser válidas e trazer resultados positivos à sua entidade.

    Por isso, busque apoio de uma boa contabilidade especializada nesse segmento e, para isso, estamos aqui para te ajudar!

    Confira Nossos Servicos Gif - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

    Vamos conversar?

    Compartilhe nas redes!

    0 0 vote
    Article Rating

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Entenda as diferenças entre um comércio irregular e um comércio…
      Open chat