Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

Como o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro pode ajudar o médico?

Como O Conselho Regional De Medicina Do Estado Do Rio De Janeiro Pode Ajudar O Médico - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade - Como o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro pode ajudar o médico?

Uma das primeiras providências de quem se forma em medicina no Rio de janeiro é procurar o CRM-RJ (Conselho Regional de Medicina), que agora passou a ser chamado de CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro).Entretanto, muitos não sabem ao certo quais são as funcionalidades do órgão e como ele pode ser útil para o médico. 

Se acaso esto serve para você, continue lendo este artigo para assim, compreender a relevância do CREMERJ e dos serviços que eles oferecem para profissionais e para a sociedade. Boa leitura!

Saiba o que é Conselho Regional de Medicina RJ 

O CREMERJ é um dos órgãos responsáveis por fiscalizar a profissão e a atividade de médicos. Além dos conselhos regionais, que atuam em cada estado do país, existe o CFM (Conselho Federal de Medicina). Eles atuam juntos, mas tem autonomia para tomar decisões e fazer julgamentos que estiverem dentro de suas competências. 

A criação dos Conselhos de Medicina foi publicada na Lei 3.268/1957. Atualmente, o Conselho Regional de medicina do Rio de Janeiro é composto por 42 conselheiros, e coordena 54 Câmaras Técnicas, 18 Grupos de Trabalho e 7 Comissões, que estudam matérias relacionadas à área médica. 

Entenda quais são as principais funções do CREMERJ

A principal função, ou pelo menos a mais conhecida do CREMERJ, é a de registrar médicos e entidades jurídicas da área, como clínicas médicas. Para atuar de forma legal, é obrigatório requerer o registro junto ao órgão. 

Dessa forma, o conselho é capaz então, de avaliar as capacidades do candidato para saber assim, se ele está realmente apto a atuar na profissão. Além disso, confira outras responsabilidades do Conseguro Regional de Medicina: 

  • fiscalizar a atuação de médicos;
  • julgar casos que ferem o Código de Ética Médica (o que pode levar assim, à suspensão ou cassação do registro profissional);
  • fiscalizar conteúdos médicos veiculados na imprensa para garantir a ética e a responsabilidade do conteúdo; 
  • registra o cancelamento ou transferência do posto de trabalho de médicos, como em caso de alterações de consultórios;
  • analisa artigos científicos publicados por médicos.

Confira Nossas Especialidades Min (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

Saiba qual é a importância do órgão para o médico 

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro não é apenas um órgão para cuidar das burocracias de profissionais da medicina. O conselho tem uma política que visa valorizar e garantir a dignidade dos médicos que atuam no país. 

Dessa forma, os associados ao órgão são alvo de atividades educacionais, como palestras, fóruns, cursos, publicações, para então obterem aprimoramento e atualização dos conhecimentos científicos. Além disso, a sociedade também é beneficiada pela fiscalização da instituição, que garante assim, um nível de excelência na profissão e garante mais saúde para a população. 

Uma pessoa atuar como médico sem ter o registro no CRM, por exemplo, coloca a vida das pessoas em risco e essa é uma das maiores preocupações do conselho. Por isso, o número do registro é uma ferramenta essencial para que os pacientes saibam que estão sendo atendidos por um profissional qualificado. Para conferir, qualquer pessoa pode entrar no site do conselho e digitar o número apresentado pelo profissional. 

Como vimos, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro faz muito mais do que apenas registrar médicos. A atuação do órgão é essencial para fiscalizar e manter a qualidade dos serviços prestados por profissionais da área, bem como contribuir para o avanço científico do país. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender o que é CREMERJ e como ele é útil para os médicos. Aproveite para continuar se atualizando lendo outros conteúdos do blog! 

Até breve…

Compartilhe nas redes!

0 0 vote
Article Rating

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Recomendado só para você!
Então você – finalmente – decidiu abrir uma empresa? Formidável!  Então,…
Open chat