Fale Conosco
  • phone
    (21) 3591-3415 \ (21) 2186-6981
  • location_on

    Av. Vicente de Carvalho, 909 - sala 717 Vila da Penha - RJ

Deixe sua Mensagem

Como abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro?

Como Abrir Uma Clínica Médica No Rio De Janeiro - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade - Como abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro?

Abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro é uma maneira excitante de levar a prática da medicina com total controle de suas ações, além de ter o prazer de empreender na cidade mais maravilhosa do mundo, o Rio de Janeiro que, continua lindo… é claro! 

Entretanto, abrir uma clínica médica própria também pode ser complicado e desafiador. 

Então, para garantir o sucesso, é essencial ter um plano de negócios claro e detalhado desde o início, que possa ajudar a manter as coisas funcionando conforme a programação.

Ao iniciar o plano de negócios para clínicas médicas e assim, tomar decisões sobre como montar uma equipe, encontrar financiamento e escolher equipamentos, abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro já pode ser considerado um grande empreendimento, mesmo que esteja ainda somente esboçado. 

Desse modo, adicione outros detalhes que dependam de parceria e terceirização como, a abertura legal da clínica, obtenção do CNPJ, licenças e alvarás, além de concluir o credenciamento junto as seguradoras de saúde, e mais, garantir as conformidades fiscal e contábil, e você terá o projeto pronto de um grande empreendimento em suas mãos.

Mas, para ser dono de um grande negócio, você precisa então, contar com o apoio incondicional de parceiros estratégicos. Isto é um fato e, sozinho… dificilmente você irá conseguir!

A Importância do Contador para a abertura de uma clínica médica

O Contador é o maior e melhor parceiro estratégico que você precisa e deve ter lado a lado à gestão do seu negócio. Portanto, antes de abrir uma clínica médica no Rio de janeiro, se você quer ser dono de um negócio de sucesso e, não fazer parte das estatísticas que demonstram ser um fato, onde a maioria das empresas no Brasil vão à falência antes de completarem 02 (dois) anos… Consulte sempre um Contador! (de preferência um contador especializado em Contabilidade para Clínicas Médicas).

E, para ajudar você a se preparar para que as coisas ocorram da melhor forma possível, nós da Rodrigues e Rodrigues preparamos uma série de artigos que serão postados em nosso blog, com um esboço dos passos que você precisa ter em mente. É claro que, quando a borracha encontrar a estrada, e a corrida do empreendedorismo em sua vida, finalmente começar, recomendamos também que você consulte profissionais que já passaram pelo processo antes e tenham um histórico comprovado de sucesso. (Se quiser podemos lhe apresentar alguns médicos – nossos clientes -muito bem-sucedidos).

Se você já tem uma ideia formada e deseja se concentrar na escolha dos produtos e serviços necessários para administrar sua empresa, leia o nosso 1º artigo com análises resumidas sobre a importância do Plano de Negócios e o quanto o resumo inicial deste documento pode ser fundamental para quem quer iniciar um negócio sólido e abrir uma clínica médica no Rio de janeiro.

Boa leitura Doutor!

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Rio de Janeiro - RJ | Rodrigues e Rodrigues Contabilidade

Por que abrir uma clínica médica própria no Rio de Janeiro?

O risco inerente, as despesas iniciais e a dificuldade de abrir sua própria clínica podem explicar o ritmo relativamente lento de consolidação de novos negócios no setor de saúde. 

A influência de grandes sistemas corporativos e grandes hospitais, sobre os pequenos empreendedores e provedores de serviços de saúde, cresceu à medida que o controle da indústria se concentrou em menos mãos. Para muitos médicos em início de carreira, juntar-se a esses conglomerados parece ser a única escolha realista. 

De fato, depois de gastar tanto tempo e dinheiro estudando na faculdade de medicina, por que correr o risco e o trabalho de começar sua própria clínica quando se pode, simplesmente, atuar em um emprego bem remunerado, onde as operações de negócios já estão estabelecidas e não há custos indiretos? Você arriscaria?

Os Efeitos do Empreendedorismo na Medicina

Para começar, quando se abrem novas e pequenas clínicas médicas, isso significa maior concorrência e uma distribuição mais ampla de lucros em toda a indústria. Isso também significa que outros provedores de assistência médica recebem maior autonomia, ficando livres para determinar seus próprios fluxos de trabalho. 

Outro importante subproduto da proliferação de clínicas menores, é que elas ajudam a expandir o acesso à saúde a áreas locais, como as comunidades mais carentes do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo.

Além disso, a capacidade de “ser seu próprio patrão” é um grande atrativo para os médicos empreendedores que optam por abrir um consultório particular. O senso de propriedade e independência que vem com a execução e gestão de seu próprio negócio é inigualável em relação a um vínculo com um sistema hospitalar maior. 

A boa notícia é que, por mais difícil que seja abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro, esta possibilidade está bem ao seu alcance Doutor, se você tiver as informações certas, além de parceiros especializados trabalhando com e por você.

O primeiro e mais importante passo para você abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro

Não existe uma fórmula universal para iniciar uma clínica médica. Por isso, vale muito a pena contratar um profissional contábil especializado na área da saúde, que já tenha ajudado a muitos médicos empreendedores a conquistarem seus sonhos e esteja ciente das potenciais armadilhas que eventualmente possam aparecer pelo caminho

Um contador especializado entenderá todas as variáveis ​​e ajudará você a planejar adequadamente o seu empreendimento. 

Alguns médicos, ao pensarem em abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro, podem precisar contratar empreiteiros para equipar seus novos consultórios, enquanto outros, podem encontrar um local pronto para uso, principalmente com a quantidade de coworkings que estão à disposição de quem quer iniciar um negócio com pouca verba disponível. 

No geral, muitos itens comuns devem estar em sua lista de verificação ao se considerar empreender por conta própria na área da saúde iniciando um negócio a partir do zero. Por isso, a participação de um parceiro contábil é fundamental para você abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro com “os dois pés direitos”.

Com tanta coisa para fazer, você pode estar se perguntando por onde começar, não é mesmo Doutor?

Respondemos isso com três palavras – Plano de Negócios.

Então, como você pode criar seu plano de negócios, de modo a conseguir inclusive credores para financiar o seu projeto?

Comece com o resumo do Plano de Negócios

Resumindo, um esboço ou resumo nada mais é do que uma versão mais leve e simplificada de um plano de negócios completo, com projeções de receita e custos básicos fundamentados na realidade do negócio a ser iniciado. 

Em seu esboço pro forma do plano de negócios, contabilize todas as suas despesas, dívidas e receitas antecipadas. Seu contador pode dizer quais projeções são realistas e quais não são; é seu trabalho fazer investimentos inteligentes, então você vai querer fazer backup de todos os números que usa, não é? Um resumo do plano de negócios consistente irá projetar pelo menos três anos à frente e, às vezes até cinco anos depois.

A primeira coisa que você precisa fazer é redigir um resumo do plano de negócio, que basicamente conte a história de qual será sua receita desde o primeiro até pelo menos o terceiro ano, porque talvez, você precise de crédito para financiar as operações da clínica durante a fase de arranque do negócio. 

Então, você precisa incluir os custos para definir a operação da clínica, o custo do seu aluguel, a   despesa de um sistema de registro eletrônico de agendamentos e prontuários, suprimentos médicos e material de escritório, salários dos colaboradores e projeções de custos tributários, dentre outros. 

Lembre-se Doutor, ao criar um esboço ou resumo bem estruturado do plano de negócios para abrir sua clínica médica no Rio de Janeiro, você estará construindo uma bola de cristal para acompanhar o futuro do negócio, e você tem que ser capaz de dizer como todos esses números surgiram. Entende agora, o porquê de o contador ser tão crucial para te apoiar neste momento?

A obtenção de um financiamento, por exemplo, normalmente por meio de um empréstimo bancário tradicional, pode ser complicada, especialmente considerando-se que muitos médicos recém-formados têm um patrimônio líquido negativo depois de assumir dívidas com crédito estudantil para cursar a faculdade de medicina. 

É aí que entra um resumo do plano de negócios consistente e realista, onde é de suma importância uma estrutura que descreva absolutamente todas as necessidades de financiamento de arranque.

Você não terá capital para começar sua clínica, sem um sólido plano de negócios como bússola para determinar cada passo inicial do empreendimento.  

CONCLUSÃO

O setor de assistência médica enfrenta, constantemente, uma pressão implacável para satisfazer metas conflitantes, como manter os menores custos possíveis, mantendo e aumentando a qualidade dos serviços.

Sendo assim, uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para a área da saúde pode desempenhar um papel importante no apoio aos médicos empreendedores para enfrentarem de maneira muito consistente esses desafios. 

Como qualquer outra organização empresarial, uma clínica médica precisa contar com parceiros especializados para executar várias funções, como análises de custos e investimentos, declarações de débito e crédito, análises de fluxo de caixa, manutenção da conformidade fiscal e contábil, rotinas de departamento pessoal, além de uma gestão societária eficiente.

Uma assessoria contábil especializada pode, além de realizar todas as funções acima descritas, pode realizar análises tributárias de modo a minimizar o ônus dos impostos, um dos maiores custos de uma empresa no Brasil, devido a elevadíssima carga tributária a que somos sujeitos. 

Portanto, é essencial – ao se pensar em abrir uma clínica médica no Rio de Janeiro – que o médico empreendedor de o primeiro passo rumo ao sucesso no empreendedorismo: consulte e contrate um contador!

Nós podemos te ajudar Doutor!

Agende sua consulta hoje mesmo, e vamos fazer uma bateria de exames iniciais, para iniciarmos todos os procedimentos para colocar sua clínica médica no Rio de Janeiro em atividade.

Nossos especialistas estão de prontidão…

Até breve!

Compartilhe nas redes!

0 0 vote
Article Rating

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Recomendado só para você!
Aconteceu com quase todos nós em algum momento: sabe aquele…
Open chat