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Administração de obra: o que fazer e o que não fazer

Descubra hoje quais são os erros e os acertos na administração de obra e potencialize a sua gestão na construção civil!

Há muito do que se pode fazer e do que não se pode fazer dentro de uma obra. Concorda?

E tudo, claro, deve ser avaliado muito minuciosamente, pois o menor deslize pode levar todo o projeto a ter prejuízos, ou obter falhas em muitos sentidos. Como diz a história…

“Todo cuidado é pouco!”

Veja agora o que fazer em uma obra e o que não fazer!

1 – Não priorizar tarefas

Se sua obra não tiver definições diárias, muito provavelmente, os fornecedores e todo o apoio colaborativo podem falhar nas entregas. Por isso, é bom estar de olho e criar cronogramas diários, pois assim ninguém poderá dizer que não deu tempo, já que a proposta das realizações das tarefas se dão diariamente, e não para desenvolvimento dentro do mês.

2 – Esquecer que o gerenciamento de projetos tem a ver com gerenciamento de pessoas

Seres humanos, muitas vezes, podem ser bastante complicados. Há quem diga que, de todas as raças e espécies, essa é a mais difícil.

Qualidade e desempenho são muito requeridos, mas se o gestor da obra não estiver de olho, e em cima dos colaboradores, certamente terá problemas e prejuízos, principalmente com os funcionários mais antigos, que, em muitos casos, já estão naquela zona de conforto e só sabem fazer algo quando o gestor está do lado. Por isso o gerenciamento constante de pessoal se torna crucial em uma obra!

3 – Deixar de se comunicar com a equipe, ou só fazê-la em casos de urgência

Bom, é constante a atenção que precisa ser dada em uma obra. E, não se comunicar com a equipe, pode gerar erros no projeto. Por isso, é importante frisar: atitudes, tarefas, como precisa ser feito, modelo de acabamento, entre outros padrões, de modo a evitar desperdício de material na obra e retrabalho, evitando a falta de compreensão do colaborador.

Portanto, não pense 2 vezes em ter que explicar direito tudo o que você precisa! Se precisar falar mais de uma vez com o colaborador, faça.

Como diz a história… “É melhor pecar por excesso, do que por falta!” Pois a falta de comunicação pode custar caro e alto para seu projeto.

4 – Não ter controle nas mudanças solicitadas pelo cliente

Alguns engenheiros e gestores de obras podem ter sérios problemas e prejuízos com a lucratividade, caso não haja um controle permanente em todas as solicitações dos clientes.

É comum que alguns clientes olhem para o que foi feito e digam assim:

“Mas não tinha pensado dessa forma, acho que assim fica melhor!”

Dando a entender que daquele jeito está feio e terá de ser refeito. Imagine quanto dinheiro terá de ser tirado para esse reinvestimento?

Caso isso ocorra, é bom ressaltar ao cliente que aquele resultado havia sido pedido no próprio contrato. Vários alinhamentos devem ter definição, e caso o cliente queira mudar, ele terá de investir na mudança – isso também deve ser estabelecido no contrato.

Contador para administração de uma obra

Ter um contador pode ser bem útil nesses sentidos, pois, primeiro, ele orientará sua gestão da melhor forma possível, segundo, que ele poderá fazer um contrato, de forma que você não fique no prejuízo e, terceiro, porque, através de um contador especializado em obras, você poderá ter muitas vantagens em redução de custos e otimização de lucro!

Vamos conversar melhor?